Comércio Solidário

Comércio Solidário

Comércio Solidário é dizer na nossa Acão diária que podemos fazer a diferença!

O Comércio Solidário procura estabelecer relações comerciais de confiança, em que os nossos fornecedores e destinatários assumem o papel de protagonistas –  deles provêm os materiais que se comercializam e a eles se destinam, por via de financiamento de projetos, as receitas auferidas.

Todos os produtos do nosso Comércio Solidário têm uma história e propósito maior que a simples venda de produtos de artesanato. São a forma de subsistência de artesãos marginalizados ou em situações vulneráveis. Artesãos que vêm na arte uma forma de sobrevivência e desenvolvimento da sua comunidade. O excedente que a ORBIS faz na venda do Comércio Solidário é aplicado em projetos de cooperação para o desenvolvido que beneficiam diretamente os artesãos e as suas famílias.

Consiste na venda de produtos preferencialmente produzidos pelos locais e outros, assegurando um preço justo ao produtor e financiando com o excedente projetos de ajuda ao de desenvolvimento. Assumimos pois como objetivos:

  • Colaborar com projetos específicos de Cooperação e Desenvolvimento na área da educação, saúde, apoio social e outras, em Portugal e noutros países do Mundo (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Brasil, Marrocos…);
  • Apoiar a dinamização de economias locais, nomeadamente de pequenos produtores desfavorecidos, promovendo um maior desenvolvimento e equidade social, através de parcerias comerciais diretas com quem produz;
  • Contribuir para melhorar a liquidez comercial destes produtos e consequentemente, a prosperidade de quem os produz.
  • Contribui para despertar consciências para um consumo mais Responsável e Solidário!

Como último objetivo, pretendemo-nos aproximar e dinamizar o conceito e a prática de Comércio Justo, comércio que “procura criar os meios e oportunidades para melhorar as condições de vida e de trabalho dos produtores, especialmente os pequenos produtores desfavorecidos. A sua missão é a de promover a equidade social, a proteção do ambiente e a segurança económica através do comércio e da promoção de campanhas de consciencialização”.

Ao colaborar connosco não está apenas a adquirir um bem, está a participar na promoção dos mais desfavorecidos e no desenvolvimento dos povos, no fundo, num Mundo melhor!